Tecnologia
Unidade Móvel de Desinfecção por UltraVioleta - UMDUV 1.0
O UMDV 1.0 foi desenvolvido para ambientes menores como consultórios, salas de espera, banheiros, e outros com até 10m².
O equipamento é capaz de realizar controle de patógenos através de um software que calcula a dosagem para cada ambiente, garantindo a inativação do microrganismos. Todos os seus aspectos foram consideradas em detalhes para que pudessem ser consideradas todas as métricas de forma a garantir a eficiência e confiabilidade .
Unidade Móvel de Desinfecção por UltraVioleta - UMDUV 2.0
Aplicação tecnológica da radiação ultravioleta desenvolvida para desinfecção do ar e superfícies, em ambientes de médio porte, até 60m², com eficiência e baixa toxidade.
O equipamento é capaz de realizar controle de patógenos através de um software que calcula a dosagem para cada ambiente, garantindo a inativação do microrganismos. Todos os seus aspectos foram consideradas em detalhes para que pudessem ser consideradas todas as métricas de forma a garantir a eficiência e confiabilidade .
Desinfecção por UV, o novo normal
Aplicação da tecnologia na desinfecção do ar e de superfícies, O UMDUV realiza o controle de patógenos para cada ambiente a ser tratado de forma que para cada ambiente, o software calculará a dosagem necessária de UVC para a destruição dos patógenos encontrados.
Todos os aspectos do equipamento de irradiação UVC, incluindo métodos de projeto, modelagem, segurança, instalação, diretrizes e teoria da desinfecção foram consideradas em detalhes para que pudessem ser consideradas todas as métricas de forma a garantir a eficiência e confiabilidade do equipamento.
A radiação germicida ultravioleta (UVGI) tem sido usada para “esfregar” o ar em diversas instalações por muitas décadas. Os sistemas de desinfecção UV-C são usados com sucesso em todo o mundo e são aceitos como uma das formas mais eficazes de controle da circulação de partículas infecciosas transportadas pelo ar.
Preocupações dos profissionais de biossegurança com infecções graves como tuberculose multirresistente e extensiva, gripe pandêmica e síndrome respiratória aguda grave, e muitas doenças, intensificaram os esforços para PREVENIR a transmissão dessas infecções total ou parcialmente. Um desses controles, a radiação germicida ultravioleta (UVGI), recebeu um interesse renovado após décadas de subutilização e negligência.
Os sistemas de desinfecção UV-C são importantes pois oferecem uma desinfecção abrangente sem deixar resíduos químicos, e pode atingir toda espécie de patógeno sem restrição.
É importante também na indústria alimentícia e hortifruti, pois podem prolongar a vida dos alimentos eliminando bactérias nocivas aos produtos, e diminuindo o prejuízo na perda desses produtos.
Um ponto fundamental no uso da tecnologia Ultravioleta é a educação e o treinamento do usuário.
A importância da desinfecção por UV
Entendendo a Radiação UV
Já no ensino médio, aprendemos sobre a luz e seus mais diversos aspectos, entre eles o fato da luz ser uma onda eletromagnética e que as diferentes cores são visíveis aos seres humanos dadas seus diferentes comprimentos de onda.
A luz ultravioleta (UV), é uma luz invisível aos olhos dos humanos, pois seus comprimentos de onda estão abaixo dos da luz visível. Ela compreende a faixa de 100 a 400 nanômetros (nm) de comprimento de onda, enquanto a luz visível compreende a faixa de 400 a 750 nm. A radiação UVC, especificamente, é a mais potencialmente danosa, pois tem a capacidade de destruir não só o DNA e RNA do vírus, mas também o DNA das bactérias e microrganismos.
A luz ultravioleta no comprimento de onda de 200 a 280 nanômetros é uma luz germicida, que interage diretamente com o material genético dos microrganismos, fazendo sua inativação completa, sendo mais eficiente entre 260 a 265, nm. Em ambiente natural, esses raios não chegam até nós, pois são completamente absorvidos pela camada de ozônio e pela atmosfera.
Ação do UVC nos microrganismos
A inativação dos microrganismos, através do uso de radiação ultravioleta, está relacionada com o comprimento de onda da luz UVC e a absorção dessa pelos ácidos nucleicos ou constituintes dos ácidos nucleicos presentes no DNA ou RNA dos microrganismos.
A ação que a luz UVC provoca no material genético dos microrganismos, se da pelos efeitos mutagênicos e retardos na divisão celular, sendo que as bases pirimídicas são mais sensíveis à radiação UVC que as bases púricas, considerando que a transformação fotoquímica das bases pirimídicas é responsável pelos maiores efeitos mutagênicos e letais. Dessa forma, os danos aos materiais genéticos provenientes da absorção da radiação ultravioleta, é considerado o principal mecanismo de destruição microbiana, uma vez que bloqueiam a replicação celular.
De modo geral, a radiação UVC tem se mostrado como uma forma mais efetiva, rápida, econômica, confiável e ambientalmente segura para a desinfecção de superfícies, do ar e de líquidos. Ademais, o uso da radiação ultravioleta juntamente com os desinfetantes químicos, têm apresentado um efeito sinérgico no controle de microrganismos, principalmente em casos em que o residual do agente químico deve ser controlado ou estar ausente.
O conhecimento do usuário é
fundamental
O mercado de UV-C móvel explodiu com uma infinidade de dispositivos UV-C, variando de bastões de desinfecção UV-C portáteis a equipamentos autônomos. Alguns fabricantes se referem a eles como robôs UV-C e outros simplesmente os chamam de dispositivos móveis UV-C, mas todos eles têm a mesma afirmação em comum – que eles inativarão patógenos indesejáveis. Para o consumidor, esse número crescente de opções tornou-se difícil de classificar, já que as promessas dos fabricantes muitas vezes não podem ser validadas e / ou nenhum certificado de teste de terceiros está disponível. A indústria de dispositivos móveis UV-C se tornou um camelódromo do UV-C por ter muitos fabricantes e distribuidores entrando no mercado com dispositivos móveis completamente não testados e fazendo muitas promessas.
Infelizmente, nenhum método de teste padrão está disponível para homologar/certificar esses equipamentos. O que isso significa para o usuário de um dispositivo UV-C móvel ou portátil é que a dosagem fornecida a uma superfície pode não ser suficiente para atingir a redução de log desejada. Consequentemente, a dificuldade para o consumidor classificar as promessas dos fabricantes sobre o tempo de execução do dispositivo necessário para inativar patógenos específicos para uma certa redução de log, é comum. Na maioria dos ambientes, tempo é igual a dinheiro, e ter um tempo de resposta rápido para a limpeza do ambiente (limpeza do terminal) é um ponto importantíssimo que deve ser considerado.
Recursos de segurança desejados
Equipamentos de UV-C podem ser perigosos e a exposição deve ser evitada. Os efeitos da exposição ao UV-C podem causar danos oculares, que começam com fotoqueratite, mas também podem resultar em fotoceratoconjuntivite. Além disso, danos cutâneos que consistem em eritema – vermelhidão da pele como uma queimadura de sol – podem ocorrer após a exposição. O equipamento da UVCtec possui sensores de segurança de 360 graus com vários detectores e sensores que irão imediatamente acionar o dispositivo em operação para desligar caso uma pessoa entre no espaço de ação. Este é um recurso particularmente importante na prevenção da exposição acidental e deve ser um componente obrigatório para todos os dispositivos UV-C móveis.
Facilidade de uso, treinamento, e programas para dispositivos móveis, com recursos de inativação de patógenos pré-programados são diferenciais que deverão ser observados. A UVCtec oferece treinamento no local com o equipamento, que são importantes ao novo usuário de UV-C. Infelizmente, muitos dispositivos estão sendo vendidos por empresas que não oferecem treinamento ou assistência adicional após a compra, criando um risco potencial para o usuário.
É extremamente importante que o consumidor faça as perguntas certas antes de comprar um dispositivo. Propagandas enganosas podem levar à compra do dispositivo errado. Gastar mais tempo fazendo pesquisas sobre os vários dispositivos é uma etapa valiosa antes de tomar qualquer decisão de compra.